Estado

Árvore Única de Estado

Vuex usa uma única árvore de estado - ou seja, este único objeto contém todo o estado da sua aplicação e serve como "fonte única da verdade". Isso também significa que normalmente você terá apenas uma store para cada aplicação. Uma única árvore de estado facilita a localização de uma parte específica do estado e nos permite capiturar facilmente momentos do estado atual da aplicação para fins de depuração.

A árvore única de estado não entra em conflito com a modularidade - em capítulos posteriores, discutiremos como dividir seu estado e mutações em sub-módulos.

Os dados que você armazena no Vuex seguem as mesmas regras que o data em uma instância do Vue, ou seja, o objeto de estado deve ser simples. Veja também: Vue#data.

Obtendo o Estado Vuex nos Componentes Vue

Então, como exibimos o estado dentro do store em nossos componentes Vue? Como os stores Vuex são reativos, a maneira mais simples de "recuperar" o estado dele é simplesmente retornar algum estado do store de dentro de um dado computado:

// vamos criar um componente de Contador
const Counter = {
  template: `<div>{{ count }}</div>`,
  computed: {
    count () {
      return store.state.count
    }
  }
}

Sempre que o store.state.count mudar, fará com que o dado computado seja reavaliado e ative as atualizações de DOM associadas.

No entanto, esse padrão faz com que o componente dependa do singleton do store global. Ao usar um sistema de módulo, ele precisa importar o store em todos os componentes que usam o estado do store e também requer dados fictícios (ou mocking) ao testar o componente.

O Vuex "injeta" o store em todos os componentes filhos do componente raiz através do sistema de plugins do Vue e estará disponível neles como this.$store. Vamos atualizar nossa implementação do Counter:

const Counter = {
  template: `<div>{{ count }}</div>`,
  computed: {
    count () {
      return this.$store.state.count
    }
  }
}

O Método Auxiliar mapState

Quando um componente precisa usar várias propriedades ou getters de estado do store, declarar todas esses dados computados pode ser repetitivo e verboso. Para lidar com isso, podemos fazer uso do método auxiliar mapState que gera funções getter computadas para nós, economizando algumas linhas de código:

// em builds completos, os métodos auxiliares são expostos como Vuex.mapState
import { mapState } from 'vuex'

export default {
  // ...
  computed: mapState({
    // As arrow functions (ou funções de seta) podem tornar o código muito sucinto!
    count: state => state.count,

    // passar o valor da String 'count' é o mesmo que `state => state.count`
    countAlias: 'count',

    // para acessar o estado local com `this`, uma função normal deve ser usada
    countPlusLocalState (state) {
      return state.count + this.localCount
    }
  })
}

Também podemos passar um Array de Strings para mapState quando o nome de um dado computado mapeado é o mesmo que um nome de árvore secundária do estado.

computed: mapState([
  // mapeia this.count para store.state.count
  'count'
])

Objeto Spread Operator

Observe que mapState retorna um objeto. Como usá-lo em combinação com outros dados computados locais? Normalmente, teríamos que usar um utilitário para fundir vários objetos em um para que possamos passar o objeto final para computed. No entanto, com o objeto spread operator, podemos simplificar muito a sintaxe:

computed: {
  localComputed () { /* ... */ },
  // mistura isso no objeto externo com o objeto spread operator
  ...mapState({
    // ...
  })
}

Componentes Ainda Podem Ter Um Estado Local

Usar Vuex não significa que você deve colocar todo o estado no Vuex. Embora colocar mais estado no Vuex torna suas mutações de estado mais explícitas e depuráveis, às vezes também pode tornar o código mais verboso e indireto. Se uma parte do estado pertencer estritamente a um único componente, não haverá problema em deixá-lo apenas como um estado local. Você deve pesar os prós e contras e tomar decisões que atendam às necessidades de desenvolvimento da sua aplicação.